Seguidores

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Caminho




                               CAMINHO
                                 (Drumul)


Pensativo e com as mãos atrás das costas
Vou pela via - férrea,
Caminho
Mais reto
Possível

Atrás de mim, com velocidade,
Vem um trem
Que não ouviu nada sobre mim

Este trem – testemunha é-me Zenon,
                                                O velho –
Nunca vai me alcançar,
Porque eu terei sempre um avanço
Em relação as coisas que não pensam.

E mesmo que, brutalmente,
Passe sobre mim
Haverá sempre um homem
Que caminhe à frente dele,
Cheio de pensamentos
E com as mãos atrás das costas.

Como eu agora
À frente do monstro negro,
Que se aproxima com uma velocidade
                                                 Espantosa
E que não me alcançará
Nunca.

          Marin Sorescu – poeta

Fonte: -- razão e coração – Poemas.

Tradução do romeno por Luciano Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário